Sobre Jacqueline Terpins

Jacqueline Terpins é uma artista brasileira que há mais de 20 anos convive com a arte e com o design.

Formada em Comunicação Visual pela Escola de Belas Artes da UFRJ (Rio de Janeiro), estudou técnicas de vidro soprado na Penland School of Art and Craft (EUA) e na Pilchulk Glass School (EUA), também estudou desenho na Byam Shaw School of Art (Inglaterra).

Estudou, durante a década de 70, com Anna Bella Geiger, Frederico de Morais, Ivan Serpa e Lygia Pape.

Jacqueline é comumente referida por seu trabalho em cristal soprado ou vidro plano. No entanto, sua estética minimalista aliada à uma busca orgânica a torna proeminente e também reconhecida por seu trabalho com madeira, corian ou metais.

As peças de Jacqueline parecem servir como um traço de memória da temperatura elevada, uma representação do calor. Sua escolha por formas geométricas básicas cria objetos e móveis minimalistas, atemporais.

Em 2001 inaugura o Estúdio Jacqueline Terpins, localizado em São Paulo, Brasil, aberto ao público, onde apresenta peças autorais em produção, edição limitada ou peças únicas.

Sua trajetória com o vidro a possibilitou desenvolver produtos como os vidros de perfume para Giovanna Baby e Verrerie Brosse.

Como designer estabeleceu importantes parcerias com Móveis Teperman, Casa 21, Firma Casa, Dpot, Lumini, La Lampe e Tok & Stok.

Participou de diversas exposições individuais e coletivas assim como de duas edições da SP-Arte (2016 e 2017); em 2014 da IDA dentro da ArtRio e em 2013 da Wanted Design – NY.

No ano de 2017 participa da série documental do Canal Curta! “Designers do Brasil” com curadoria de Adélia Borges, em que foi veiculado um episódio dedicado à sua trajetória.

Participou de diversas exposições individuais e coletivas assim como de edições da SP-Arte (2016 a 2019) na área dedicada ao design. Durante a última edição, em 2019, apresenta a instalação Tempo, uma revisitação de seu trabalho de 1995 exposto na Galeria Nara Roesler.

Currículo

Retrato Jacqueline Terpins por Andrés Otero